Catarata

Catarata

A catarata é uma doença que torna a lente natural do olho, chamada de cristalino, opaca, causando a diminuição da visão. Esta doença é muito comum, estando relacionada ao envelhecimento e outros fatores causais como traumas, medicamentos e enfermidades como o diabetes.

A cirurgia de catarata consiste na remoção dessa lente que ficou opaca, e na sua substituição por uma lente intraocular artificial.

A catarata é a principal causa de cegueira reversível do mundo, acometendo cerca de 45 milhões de pessoas. Apesar de ser a cirurgia mais realizada em indivíduos acima de 50 anos, ainda existem milhões de cegos pela doença. Só no Brasil, quase metade dos casos de perda da visão sejam em decorrência da catarata.

No passado, os especialistas recomendavam esperar a catarata “amadurecer” antes de fazer a cirurgia. Hoje, é comprovado que o quanto mais cedo for feita a operação, melhor para o paciente. Ainda assim, muitas pessoas deixam de operar por medo e desconhecimento, e passam anos enxergando mal e com pouca qualidade de vida.

A tecnologia envolvida a cirurgia de catarata se desenvolveu muito rapidamente nos últimos anos.  Novos equipamentos utilizados durante o procedimento cirúrgico trouxeram mais segurança e permitiram a realização da cirurgia com incisões cada vez menores. Hoje o procedimento pode ser realizado com uma incisão de apenas 2,2 mm e com anestesia realizada apenas com o uso de colírios e sem necessidade de internação. O desenvolvimento tecnológico das lentes intraoculares permitiu também uma visão cada vez melhor ao final do procedimento já sendo possível a correção de outros problemas visuais como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia no mesmo procedimento cirúrgico permitindo que o paciente não necessite do uso de óculos após a cirurgia de catarata.

Com esses avanços tecnológicos, a cirurgia de catarata se tornou muito segura, indolor, com rápida recuperação pós operatória e excelentes resultados visuais na grande maioria dos casos.